segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Fitas do Bonfim!




A origem da inspiração...
A fita original foi criada em 1809, tendo desaparecido no início da década de 1950. Conhecida como medida do Bonfim, o seu nome devia-se ao fato de que media exatos 47 centímetros de comprimento, a medida do braço direito da estátua de Jesus Cristo, Senhor do Bonfim, postada no altar-mor da igreja mais famosa da Bahia. A imagem foi esculpida em Setúbal, em Portugal, no século XVIII. A "medida" era confeccionada em seda, com o desenho e o nome do santo bordados à mão e o acabamento feito em tinta dourada ou prateada. Era usada no pescoço como um colar, no qual se penduravam medalhas e santinhos, funcionando como uma moeda de troca: ao pagar uma promessa, o fiel carregava uma foto ou uma pequena escultura de cera representando a parte do corpo curada com o auxílio do santo (ex-voto). Como lembrança, adquiria uma dessas fitas, simbolizando a própria igreja.
Não se sabe quando a transição para a atual fita, de pulso, ocorreu, sendo fato que em meados da década de 1960 a nova fita já era comercializada nas ruas de Salvador, quando foi adotada pelos hippies baianos como parte de sua indumentária.

2 comentários:

Daisy disse...

Oi Leo,gostei demais da sua cadeira,ficou bem original.E obrigada pela explicação sobre a fita,bjs

Leo Furtado disse...

Olá Daisy!
Obrigado pela visita!
Sabe aquela música de Chico Buarque: " Eu vou lhe deixar a medida do Bonfim, não me valeu... (com certeza agora fará mais sentido!!!!!!!rsrsrs.
Grande abraço